Frequ Ncia Card Aca M Xima

336 palavras 2 páginas
Frequência Cardíaca Máxima

A Frequência Cardíaca Máxima (FCM) é o número máximo de batimentos que seu coração é capaz de efetuar em um minuto. Além de testes laboratoriais para verificar a FCM de um indivíduo, há algumas fórmulas para estimá-la. Porém, para não sobrecarregar seu coração e garantir um maior controle do treinamento, os especialistas recomendam que sejam respeitadas as diferentes “zonas de treinamento”, de acordo com seu nível de atividade física e objetivos.
Zonas de treinamento:

Zona de Manutenção – 50 a 60% da FCmax: Utilizada no trabalho com iniciantes, no retorno das atividades após um período de interrupção, na recuperação após treinos exaustivos ou em aquecimentos. Zona Aeróbia Lipolítica (queima de gordura) – 60 a 70% da FCmax: Utilizada para melhorar o condicionamento físico aeróbio. Por usar os lipídios como fonte energética, ela é a ideal para quem deseja diminuir os percentuais de gordura corporal. Quanto maior for a duração dos treinos, melhores serão os resultados.

Zona do Limiar Aeróbio (resistência) – 70 a 80% da FCmax: Esta zona é a ideal para os atletas que praticam esportes que exigem grande resistência, como ciclismo, corrida e futebol. Nessa faixa, a capacidade funcional do organismo melhora consideravelmente, pois existe um aumento do número de vasos sanguíneos, da ventilação pulmonar, do vigor físico e do volume de sangue bombeado.

Zona Mista (limiar anaeróbio) – 80 a 90% da FCmáx: Os principais benefícios dessa faixa são a melhora do VO2Max (máximo de oxigênio que nosso corpo consome durante o exercício) e uma maior tolerância do organismo ao ácido lático. Isto significa que você vai melhorar sua resistência e não irá se cansar tão facilmente. O treino nesta zona exige o acompanhamento de um especialista.

Zona de Esforço Máximo – 90 a 100% da FCMÁX: Esta zona é tão intensa que só deve ser utilizada por pessoas que estão em ótima forma física. O ideal é que ela seja intercalada com treinos em

Relacionados

  • Letras
    675 palavras | 3 páginas
  • Ciencias
    11693 palavras | 47 páginas