Frei Luis de Sousa
Neste trabalho procuramos responder a temas relacionados com a obra Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett. Os temas que vamos desenvolver encontram-se no âmbito do tipo de texto presente na obra e afins, sendo estes mais especificamente: “o texto dramático”, secundariamente dividido na “especificidade do texto dramático” e no “panorama teatral português na época” e ainda, “o teatro clássico e o drama romântico”, onde aprofundamos o tema “a especifidade de Frei Luís de Sousa – tragédia ou drama?”.
Temos como objetivo fazer, inicialemente, uma pesquisa sobre os temas partindo da lista de sites fornecida pela professora Marina Marques, e em seguida, trabalhar a informação retirada dos sites de modo a produzirmos resumes explícitos, e bem estruturados sobre os temas propostos.
Iremos organizar o trabalho dividindo tarefas individuais e prazos para as cumprirmos mas iremos sempre trabalhar em grupo para que consigamos obter um trabalho mais objetivo e eficaz.
Esperamos que consigamos atingir os nossos objetivos assim como os objetivos de avaliação estabelecidos pela professora e claro, alguma diversão, pois trabalho sem diversão nunca sai bem feito, esperamos ainda que goste do que se segue.
O texto dramático
O texto dramático é induzido como aquele que se integra na forma literária do drama implicando assim uma comunicação direta das personagens entre si mesmas e com o publico alvo. Este tipo de texto privilegia a dinâmica do conflito, usando representações de acções e reacções humanas, através da tragédia,comédia e do drama, isto tudo devido às personagens presentes.
Com isto temos frequentemente o uso do teatro. O texto teatral implica a concentração dos elementos essenciais do texto dramático em linhas de força que garantam um ritmo vivo e uma progressão capaz de prender a atenção dos espetadores.
Especificidade do texto dramático
O texto dramático pode ser escrito em prosa ou em verso. É constituído por um texto