frefv

386 palavras 2 páginas
II – ACTIVIDADES DA AULA – Resolução das questões

AULA 8

GRUPO I

1. B
2. A
3. A
4. C
5. C

GRUPO II

1.1 Direito de circular e residir no espaço da União, direito de votar e de ser eleito nas eleições para o Parlamento Europeu e direito de apresentar petições ao Parlamento Europeu quando considere que seja prejudicado pelo não cumprimento das leis europeias.
1.2 Sempre que considere estar a ser prejudicado pela acção das instituições e organismos europeus.
1.3 Sim, pois aos direitos e deveres conferidos pela cidadania nacional são acrescentados os direitos e deveres de cidadania europeia. Por exemplo, um cidadão europeu pode votar para eleger deputados para o Parlamento do seu país e votar para o Parlamento Europeu.

2.1 Por exemplo, a bandeira e a moeda comum (Euro).
2.2 A defesa da democracia e o respeito pelos direitos humanos.
2.3 Sim, pois partilhar valores e defender ideais e causas comuns une as pessoas. Defender um sistema político democrático e uma economia desenvolvida e com justiça social são valores com os quais os povos europeus se identificam.

3.1 Viver em democracia significa ter liberdades e participar na vida democrática dos países. Uma das formas de participação é poder escolher livremente os governantes. No caso da União Europeia, a governação está a cargo das instituições europeias cuja composição e competências são decididas pelos Estados europeus, através dos órgãos políticos eleitos pelos seus cidadãos, e pelo Parlamento Europeu, instituição eleita pelos cidadãos europeus.
3.2 A União Europeia surgiu no seguimento da II Guerra Mundial como meio de alcançar uma paz duradoura na Europa, juntando países rivais numa organização comum, e como forma de tentar alcançar um desenvolvimento económico e social que proporcionasse bem-estar e justiça social, através da associação e cooperação dos países europeus numa organização de integração económica.
3.3 Paz duradoura, democracia, desenvolvimento, bem-estar e

Relacionados