Freelancers
Os novos tempos estão levando ao surgimento de muitos profissionais autônomos. As empresas estão necessitando cortar custos, aumentar sua produtividade e lucrar. A Empresa IBM é exemplo disso. Desde 2011 começou a trabalhar com esses profissionais.
A aceleração da evolução tecnológica está levando a um novo e poderoso modelo de produção, baseado em redes sociais com conteúdo colaborativo. A Google está fazendo história nesse segmento.
2.1 TIPO ORGANIZACIONAL DA IBM
Os modelos das organizações do passado como a burocracia, seguem uma formalização, tem uma hierarquia, rotina de procedimentos, seguem uma lógica estatal. Já empresas como a IBM, que é transnacional, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos. Estão em busca de custos baixos. Ela segue um modelo de estrutura sem fronteiras. E os resultados tem sido excelentes.
Uma pesquisa divulgada há poucos dias pela própria IBM informa que, dentre 900 profissionais de TI entrevistados, dois terços acreditam que aplicativos com iPhone, android e até mesmo tablets como o iPad, ultrapassarão o desenvolvimento de todas as plataformas de computação até 2015. O estudo também aponta que as estimativas de faturamento do setor serão superiores a US$ 6,2 bilhões em 2011, devendo chegar a quase US$ 30 bilhões até 2013. (Glaucia Civa // quinta-feira, 03/02/2011. Disponível em baguete.com.br).
2.1.1 As teorias e modelos organizacionais da empresa Google
Fundada em 1996 quando a internet já estava sendo utilizada em larga escala, apostou na publicidade com base em pesquisas. Os fundadores sabiam que em um mundo de descontinuidade, o que mais importava não era a vantagem competitiva de uma empresa em um dado momento, mas sua vantagem ao longo do tempo. Para isso, era necessário criar um modelo de gestão que acompanhasse a evolução da própria WEB, ou seja, era necessário agilidade para adaptar-se as