Antropologia - unip
Da Natureza da Cultura:
“A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os matem separados” – Confúcio.
O livro mostra alguns exemplos de sistemas sociais que tem costumes que os diferem de todas as nações do muno. Um dos exemplos: Aqui temos o rodízio de carne; enquanto na Índia a vaca é sagrada.
“Se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus próprios costumes.”
Na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.
1. O Determinismo Biológico:
Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. “Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o inicio em situação de conveniente aprendizado” – Feliz Keesing.
Até a divisão sexual do trabalho é determinada culturalmente, pois muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra.
Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas de uma educação diferenciada.
2. O Determinismo Geográfico:
Dois povos distintos podem viver num mesmo território e ter hábitos totalmente diferentes. (Exemplo em território nacional, página 23)
3. Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura:
“Cultura é todo o complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade” – Edward Tylor (1832 – 1917)
“A mente humana é uma caixa vazia no nascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de receber conhecimento” – John Locke (1632 – 1704)
“O homem é capaz de assegurar a retenção de suas ideias eruditas, comunicá-las para outros homens e transmiti-la para os seus descententes como uma herança sempre crescente” – Jaques Turgot (1727 – 1781)
“Cultura é todo o