Freelancers
Já empresas como a IBM é transnacional, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: Estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.
2 - As empresas de tecnologia como a IBM, Facebook e a Google têm como política cultural uma gestão mais flexível e mais preparada para às mudanças contínuas do mercado. Serão, portanto, abordadas neste conteúdo as diferenças dos modelos de gestão destas organizações com os modelos clássicos.
A IBM (International Business Machines) foi criada em 1890 por Herman Hollerith, mas chamava-se inicialmente Computing Tabuling Recording Co.-CTR, e possuía 1400 funcionários. Herman buscava uma forma de acelerar o colhimento e organizar os dados para o censo norte-americano, para isso ele criou diversas máquinas que automatizaram a contagem dos dados utilizando fitas de papel com perfurações que representavam cada uma das informações registradas. Ele percebeu através das perfurações que circuitos elétricos estabeleciam-se facilitando a tarefa de computar os dados coletados. Já em 1896 a fita de papel foi substituída pela fita de cartão.
A empresa ampliou seus negócios, aprimorou a tecnologia e em 1924 passou a se chamar International Business Machines – IBM. Alguns anos depois, em 1949, fundou uma subsidiária IBM World Trade Corporation, que cuidaria dos seus negócios fora dos EUA. Hoje a empresa é referência de tecnologia de ponta, de computadores e acessórios digitais, estando presente em 150 países, com fábricas e instalações em 15 países, incluindo o Brasil.
O Facebook surgiu em 2004, na Universidade de Harvard, criado por três estudantes: Mark