Freelancer
• Mais tempo livre
• Maior flexibilidade que em um emprego fixo
Aspectos negativos de ser um freelance
• Instabilidade profissional
• Oscilação de renda
É preciso ter uma boa rede de contatos para atuar nesse mercado
Participar como voluntário em grandes eventos é uma oportunidade para ampliar a rede de relacionamentos profissionais quando ainda se é estudante.
É necessário gerenciar trabalhos e prazos para entregar um material final de qualidade. Segundo alguns profissionais da aréa, um freelance trabalha mais do se estivesse em um expediente normal de trabalho, pois não há limite de tempo.
Freelance é algo que muitas pessoas já ouviram falar, mas ainda existem dúvidas a respeito não sabendo exatamente o que é e como funciona, existem muitas empresas privadas e particulares que adotaram essa forma de dirigir as funções e que dão mais liberdade ao funcionário.
O empregado ele faz parte da empresa, mas de uma forma diferente acaba trabalhando em casa, isso mesmo ele faz seu serviço em sua residência usando como ferramenta a internet. O freelance é um termo inglês para denominar o profissional autônomo que se auto-emprega em diferentes empresas ou é o guia de seus trabalhos por projetos.
Essa forma de trabalho é uma tendência em moda no mercado de design, jornalismo, propaganda, web, tecnologia da informática, música e outros. Sendo até mesmo bom para quem aceita trabalhar dessa forma na qual você acaba fazendo seus horários, você trabalha na hora que quiser.
Mas é claro que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, ao mesmo tempo em que você faz o seu horário você pode acabar se acomodando e não dando conta de fazer o seu serviço, sendo que muitas vezes possui meta e se não for comprida pode ter alguns prejuízos como receber menos ou ser demitido, além disso, existem algumas empresas que até pagam um pouco mais se optar em trabalhar de freelance, porém não é