Free and Real
O motivo da criação da comunidade foi a crise econômica e financeira da Grécia iniciada em 2010 que é uma crise nacional que se iniciou através da Crise da dívida pública da Zona Euro que teve origem em 2008.
A situação se agravou quando descobriu-se que o governo grego estava a esconder o verdadeiro valor da dívida nacional.
Por essa razão, quatros jovens de Atenas fundaram uma comunidade sustentável chamada Free And Real, sigla para Freedom of Resources for Everyone, Respect, Equality. Awareness and Learning (Liberdade de Recursos para Todos, Respeito, Igualdade e Aprendizado).
A ideia da comunidade surgiu em 2008 em um fórum da internet, porque de acordo com os fundadores algumas áreas já estavam em crise, e a situação econômica se agravou.
Se localiza na ilha de Evia e é como uma sociedade. Lá todos moram em cabanas comunitárias produzidas por si mesmo, sem energia elétrica e produzem sua própria comida. O excedente da produção é trocado no vilarejo mais próximo por produtos de que necessitem.
A Free and Real é um modelo de comunidade alternativa baseada nos princípios de sustentabilidade, em que ensina as pessoas através da vivência e seminários e a ser auto-suficiente em uma época em que a crise econômica priva os cidadãos do básico.
Lembra-se que 80% da comida é produzida por eles.
Apostolos Sianos é um dos fundadores que abriu mão do emprego e de comodidades da sociedade. Para Sianos a ideia inicial parecia difícil de colocar em prática, mas hoje ele não tem vontade nenhuma de voltar ao que era antes.
O grupo tem como objetivo construir um conjunto de cúpulas geodésicas, que funcionará como um espaço comum de hospedagem com uma diversificada gama de facilidades que vão desde um centro de pesquisa e ciência, de artes e sala de música e um espaço para conferências.
Atualmente, ela é formada por dez moradores em tempo integral e mais de cem pessoas que residem