Freddie Mercury
Local de nascimento: Cidade de Pedra (hoje Tanzânia) Zanzibar
Data de morte: 24 de novembro de 1991 (45 anos)
Local de morte:Londres, Inglaterra Reino Unido
Gênero(s): rock, hard rock, glam rockOcupações: Músico, cantor e compositor, produtor musical.
Instrumento(s): vocal, piano, guitarra e violãoPeríodo em atividade: 1969 – 1991
Gravadoras: Columbia, Polydor, EMI, Parlophone, Hollywood RecordsMercury se tornou mundialmente famoso como vocalista da banda de hard rock Queen, que ele formou ao lado do guitarrista Brian May e do baterista Roger Taylor em 1971 sob o nome Smile, com o nome "Queen" sendo adotado logo depois do recrutamento do baixista John Deacon. Os primeiros álbuns da banda tiveram uma recepção mais limitada ao Reino Unido, e o grupo conseguiu certa projeção mundial com o disco “Sheer Heart Attack”, com a canção "Killer Queen", mas foi em 1975 que a banda atingiu o estrelato com o álbum “A Night at the Opera”, que trouxe a canção "Bohemian Rhapsody", um grande clássico na qual Mercury fundiu o rock and roll com a ópera e criou aquela que é, até hoje, considerada uma das maiores gravações musicais da história.
Como um artista, ele era conhecido por seus vocais poderosos mais de intervalos de quatro oitavas. Como compositor, Mercury compôs muitos sucessos para o Queen, incluindo "Bohemian Rhapsody", "We are the champions", "Love of my life", "Somebody to Love" e "Don't Stop me now".
Em 2008, os editores da Rolling Stone classificou-o número 18 em sua lista dos 100 maiores cantores de todos os tempos. Em 2009, uma pesquisa da Classic Rock foi eleito o maior cantor de rock de todos os tempos.
Mercury foi conhecido por suas performances ao vivo, que muitas vezes foram feitas para o público dos estádios ao redor do mundo. Ele mostrou um estilo altamente teatral que muitas vezes evocado uma grande participação da multidão.
Uma das performances mais notáveis de Mercury com a