Fred
Instituto de Ciências Agrárias
Insetário G.W.G. de Moraes
Pragas de produtos armazenados
Germano Leão Demolin Leite
Aline Fonseca do Nascimento
Caruncho do milho
Oi pessoal! Na aula de hoje nós vamos falar sobre as pragas dos produtos armazenados. Essas pragas podem trazer perdas de grãos causadas principalmente pela alimentação dos insetos. Outras perdas que podem ocorrer são devido à presença de pedacinhos de insetos em alimentos, fezes, dentre outras coisas, além de doenças causadas em homens e animais e dificuldades para a exportação de produtos e subprodutos brasileiros devido ao risco. Lembrando que o mercado está cada vez mais atento aos padrões de qualidade. ƌŵĂnjĞŶĂŐĞŵ
Pessoal, as perdas médias brasileiras de grãos, estimadas pelo Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento, indicam valores de, aproximadamente, 10% do total produzido anualmente. Isso representa cerca de 10 milhões de toneladas de grãos/ano!
Além dessas, existem as perdas de qualidade, que são de grande importância, uma vez que comprometem o uso do grão produzido, ou o classificam para outros usos menos nobres.
O ataque de pragas e insetos pode resultar em perdas de até 10% do rendimento total de grãos armazenados. Algumas medidas simples que evitar estas perdas. Na aula de hoje nós vamos conhecer as principais pragas de armazenagem que ocorrem no Brasil e medidas que podem controlá-las. Pois é pessoal, nós vamos começar pelas pragas que atacam os cereais como arroz, milho, sorgo e trigo. O gorgulho do arroz e milho, essa denominação é dada a duas espécies de gorgulhos, o Sitophilus zeamais e o Sitophilus Oryzae que ocorrem em várias regiões do mundo e causam enormes perdas no Brasil.
ĂŶŽ ĚŽ ŐŽƌŐƵůŚŽ ĂĚƵůƚŽ Ğŵ ŵŝůŚŽ
Além de trigo, arroz e milho, eles atacam outros cereais como cevada e triticale.
Amigos, os gorgulhos colocam seus ovos tanto em grãos armazenados como nas espigas no campo por