o papel da noção de equilíbrio na explicação psicologica, cap 4 do livro seis estudos de psicologia piajet
4660 palavras
19 páginas
4 - O PAPEL DA NOÇÃO DE EQUILÍBRIO NA EXPLICAÇÃO PSICOLÓGICAQuase todas as escolas psicológicas apelam para a noção de equilíbrio, atribuindo-lhe um papel na explicação das condutas. É assim que P. Janet invocava esta noção na sua teoria das regulações afetivas e que Freud a utilizava, igualmente, neste mesmo campo. Claparède considerava a necessidade como expressão de um desequilíbrio e a satisfação o índice de uma reequilibração; a sucessão das condutas lhe aparecia, assim, como uma série de desequilíbrios momentâneos e de restabelecimentos de equilíbrio. A teoria da Gestalt estendeu este modo de interpretação às estruturas cognitivas (percepção e inteligência) e K. Lewin a desenvolveu na psicologia social, especialmente, pelo emprego da teoria dos gráficos. As teorias da aprendizagem e do condicionamento encontram, naturalmente, o problema do equilíbrio a propósito da estabilização das condutas. Quanto à teoria do desenvolvimento em geral, nós próprios, constantemente, apelamos para a noção de equilíbrio para explicar a gênese das estruturas operatórias e a passagem das regulações pré-operatórias para as operações propriamente ditas.
Colocam-se, então, dois grandes problemas em relação à noção de equilíbrio: 1º. o que a noção de equilíbrio explica, isto é, o papel deste conceito na explicação psicológica; e 2º. como se explica o próprio equilíbrio, isto é, qual é o modelo mais adequado para justificar um processo de equilibração.
87
São estes dois problemas que vamos examinar sucessivamente. Mas para prevenir qualquer mal-entendido, e com o risco de antecipar a segunda parte desta exposição, é útil precisar desde já que não concebemos de modo algum o equilíbrio psicológico como um balanceamento de forças em estado de repouso; vamos defini-lo, muito amplamente, pela compensação proveniente das atividades do sujeito em resposta às perturbações exteriores. Segue-se que o equilíbrio, assim definido, é compatível com a noção de sistema aberto. Talvez valesse