Fraudes por contadores
Contadores são presos por fraude no IR na Bahia
Dois homens foram presos nessa quinta-feira (4/4), apontados como participantes de um esquema de fraude nas declarações do Imposto de Renda de pessoas físicas (IRPF), em Salvador, que envolve quase duas mil declarações. As prisões foram registradas pela manhã em dois escritórios do Comércio e uma residência na área da Avenida Paralela. A identidade dos acusados não foi revelada.
O esquema criminoso foi desarticulado pela Operação Teça - Olhos Atentos, da Polícia Federal em parceria com a Receita Federal do Brasil e o Ministério Público Federal. A Receita Federal informou que os presos são contadores e suas declarações estão entre os documentos onde foram apontadas fraudes. Ambos estão na sede da Polícia Federal, à disposição da Justiça.
Ao final da Operação, durante coletiva realizada na 5ª Seção Fiscal, o superintendente Romeu Queiroz informou que a maior que a quase totalidade das declarações fraudadas são do exercício de 2012. Elas foram enviadas de um mesmo computador, que fica em um escritório no bairro do Comércio. Também foram encontra-das algumas declarações exercício 2013 no mesmo esquema fraudulento.
Segundo Queiroz, a fraude ocorre já há algum tempo, mas só foi identificada no exercício de 2012 por conta do número de declarações com erros enviadas através de um só computador. “Foram constatadas cerca de 4 mil declarações fraudulentas em diversos exercícios”, acrescentou. A fraude pode ter provocado um prejuízo de mais de R$ 50 milhões aos cofres públicos.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em dois escritórios localizados no Comércio e em uma residência . Documentos, mídias eletrônicas e computadores apreendidos foram encaminhados a sede da Polícia Federal.
As principais irregularidades são a criação de despesas médicas, de previdência complementar (privada), dependentes inventados, muitos deles repetidos em declarações de