Fraude Aquecimento Global
Com base no video de James Corbertt sobre as inverdades do aquecimento global, nós abstraímos novos pensamentos do quão manipulado a comunidade científica pode ser. O aquecimento global vem sendo um dos assuntos mais discutidos na última década, defendido por várias entidades cíentificas de respeito e políticos como Al Gore dos EUA. Isso faz com que grande parte da população mundial acredite nos dados apresentados em pesquisas do meio científico.
Isso acabar por gerar preocupações pelo fato dos dados das pesquisas estarem concentradas nas mãos de poucas entidades e mais em países de primeiro mundo. Sendo que essas pesquisas nem sempre apresentam inverdades como fatos, fazendo a população acreditar em algo que realmente não é verdadeiro. Segundo dados divulgados em dezembro pelo Escritório de Integridade em Pesquisa (Ori, em inglês) do Departamento de Saúde do governo americano, o número de trabalhos retratados nos últimos dez 10 só nas ciências biomédicas aumentou 435% .
Com base nisso e em outros elementos discutidos no caso da Climategate, podemos concluir que nem tudo que nos é apresentados por pessoas de renome pode ser levado como verdade absoluta. Antes devemos observar tudo de forma crítica, buscando evidências para sustentar as hipóteses sustentadas. Assim como também não devemos levar como verdade absoluta fontes de informações uma vez que assim como nós, eles estão sujeitos a manipulação dos dados recebidos. Augusto Zwirtes. Bruno Mânica. Henry Rodrigues.
Questões a serem respondidas:
1) Com base em algumas das informações apresentadas no vídeo, quais elementos do ethos científicos defendidos por Robert K. Merton (abaixo) podem ser contestados?
Universalismo: verdades impessoais, independentes de opiniões particulares;
Comunismo: avanço científico/tecnológico pertence a toda a humanidade
Ceticismo organizado: validade dos enunciados depende de provas