Aquecimento global
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Física e tem como tema o Aquecimento Global. Com este trabalho pretende-se dar a conhecer um pouco mais sobre as teses sobre esse fenômeno, mostrando os diferentes pontos de vista de cientistas e pesquisadores. Para isso foram abordados os seguintes temas:
• Argumentos contra a teoria do Aquecimento Global;
• A hipótese de Gaia;
• Ser humano: o vilão para o Meio Ambiente.
Argumentos contra a teoria do Aquecimento Global
Para alguns climatologistas, as emissões de gás carbônico (Co2) geradas pelo ser humano não controlam o clima do planeta. Segundo a teoria do aquecimento global, a intensificação da atividade industrial no século XX (baseada na queima de combustíveis fósseis como petróleo e carvão) aumentou a concentração de CO2 na atmosfera. Esse gás é um dos causadores do efeito-estufa, processo natural que mantém a temperatura da superfície quente o suficiente para que haja vida. Portanto, quanto mais CO2 no ar, maior seria a temperatura média. Mas os céticos tentam provar que a Terra sempre passou por ciclos de aquecimento e resfriamento não causados pelo CO2 nem pela ação humana. Para o meteorologista Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), "o clima global é produto de vários fenômenos, incluindo alguns que ocorrem fora do planeta, como a radiação solar. A conservação ambiental, porém, é necessária para a sobrevivência da humanidade, esteja o planeta aquecendo ou esfriando.”. CONTRA A MARÉ: Para os céticos, o gás carbônico não seria o vilão das mudanças climáticas globais.
• Gelo seco: Geleiras como a do monte Kilimanjaro estariam diminuindo porque as camadas superiores da atmosfera estariam mais frias e secas, produzindo menos neve. • O CO2 não controla o clima global: O aquecimento seria causado pela radiação solar. O Sol tem períodos de atividade máxima e mínima se alternando a cada 50 anos