AQUECIMENTO GLOBAL
ALUNAS: KARONLAYNNE KERLA E JÉSSICA RAIANE
TURISMO E MEIO AMBIENTE
PROFESSOR: INALDO
TEMA: AQUECIMENTO GLOBAL
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo falar um pouco sobre o aquecimento global, de uma forma clara e resumida. Também procura mostrar um pouco da teoria do resfriamento.
Primeiramente, é necessário saber o que é o efeito estufa para entender o aquecimento.
O que é o efeito estuda?
A radiação solar chega sob a forma de ondas luminosas que fazem a terra ficar aquecida. Uma parte dessa radiação que é absorvida é irradiada de novo para o espaço na forma de radiação infravermelha. Alguma da radiação infravermelha que sai é retida pela camada de ozônio e fica aprisionada dentro da atmosfera. Algo que é necessário, pois assim, a temperatura da terra fica habitável. O que está acontecendo é que essa camada da terra está se tornando mais espessa por causa de toda poluição que continua a se acumular. E ao se tornar mais espessa, a quantidade de radiação infravermelha refletida que fica presa tende a aumentar. Com isso, a atmosfera aquece mais do que o normal em todo o mundo e é o chamado “aquecimento global”.
Segundo o Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC) o século XX foi o mais quente dos últimos 1.400 anos, com aumento de temperatura entre 0,3ºC e 0,6ºC. Pode parecer algo insignificante, mas é o suficiente para haver uma modificação de todo o clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.
As principais atribuições para o aquecimento global estão relacionadas às atividades humanas.
Essas atividades são:
Aumento na queima de gases de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural): a queima dessas substâncias produz gases como o CO2, o metano e óxido nitroso, que retêm o calor das radiações.
Desmatamentos: a floresta amazônica poderá perder entre 30% e 50% de seu território durante o século XXI. Muitos