ATPS ETICA PROFISSIONAL
SERVIÇO SOCIAL – 4º SEMESTRE
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL
TUTOR PRESENCIAL: EDNALVA REZENDE GOMES
TUTOR A DISTANCIA: ME MAURÍCIO DIAS
ATIVIDADES DE PRÁTICAS INTEGRADAS – ATPS
ALINE ARAUJO – RA: 409961
ADRIELE DESIRRE SILVA SOUZA - RA: 407950
ANDRESSA DE OLIVEIRA ASSIS - RA: 409963
DANIELA LATA FELICIANO - RA: 427102
ROSANA TALMELLI - RA: 414692
VERA LUCE DE ASSIS - RA: 419781
CASSILÂNDIA – MS
07 DE NOVEMBRO 2014
O Movimento Histórico da Ética no Serviço Social
Esse movimento não se data apenas nos anos de 1990. Este é um processo anterior que inicia-se nos de 1960, no contexto latino-americano, no denominado Movimento de
Reconceituação da profissão, marcado pela crítica ao Serviço Social tradicional, de ordem conservadora, sendo um importante movimento para a renovação da profissão, que passou a assumir uma postura critica ao capitalismo com extrema interlocução com a teoria critica.
Conforme Barroco (2005) as formas de incorporação do marxismo pelo Serviço Social somente foram e tiveram condições de ser reavaliadas no âmbito da crítica superadora do
Movimento de Reconceituação da profissão, que apontava o ecletismo teórico-metodológico dessas incorporações, como também a ideologização em detrimento da compreensão teórico-metodológica. Criticava-se também a incorporação de manuais simplificadores do marxismo e sua conseqüente reprodução. No âmbito político, as críticas dirigiam-se ao basismo, voluntarismo, messianismo, militantismo e o revolucionarismo. Essas reavaliações ocorreram na metade dos anos de 1970. (p. 166).
Nos anos de 1980, dois movimentos na categoria profissional foram fundamentais para a profissão: um que dizia respeito à militância político-profissional que alcançou maturidade naquele momento, dada a inserção dos assistentes sociais nas organizações sindicais em âmbito nacional, no que diz respeito à própria profissão e às outras organizações de lutas gerais com os trabalhadores.
O outro movimento que