Fraturas
Uma fratura óssea é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo. O sistema locomotor do corpo humano é todo sustentado e articulado pelos ossos. A organização óssea tem ainda a função de proteger certas partes do corpo. O crânio protege o cérebro; o tórax protege o aparelho cárdio respiratório; grande parte do fígado e todo o baço são protegidos pelas costelas inferiores; a medula encontra-se dentro do canal medular, formado pelas vértebras.
O sistema locomotor pode ser afetado por lesões traumáticas ou por patologias. As lesões podem assumir proporções desastrosas se não atendidas com o primeiro socorro adequado. Todas as lesões ortopédicas são dolorosas.
Na maioria dos casos a conduta final mais importante é a imobilização da parte afetada. A imobilização é, muitas vezes, suficiente para aliviar a dor, e estabelecer condições favoráveis à cura da lesão.
O QUE É FRATURA ÓSSEA?
Uma fratura óssea é a perda da continuidade de um osso, que o divide em dois ou mais fragmentos. As fraturas ósseas são acontecimentos muito frequentes. Embora haja várias causas acidentais de fraturas, cerca de 40% das fraturas acontecem no ambiente doméstico. Algumas fraturas são tão simples que nem chegam a ser percebidas ou resolvem-se espontaneamente, mas outras podem ser tão graves que acarretam risco de morte. Fraturas podem ocorrer aleatoriamente a todas as pessoas, mas há uma maior incidência em certos grupos específicos, tal como em mulheres após a menopausa, devido à osteoporose (diminuição da densidade do osso pela menor produção de hormônios estrogênicos) e em idosos, devido ao maior número de quedas e à fragilidade óssea e muscular.
MANIFESTAÇÕES
O principal sintoma é o aparecimento de dor, normalmente de forma intensa e imediata, na zona do corpo onde ocorreu a fratura, aumentando de intensidade sempre que se movimente a zona lesionada ou ao