Fraturas no pescoço
As fraturas do pescoço e da coluna vertebral são uma das rupturas de ossos mais graves que existem, devido ao potencial que têm para causar invalidez permanente.
Primeiros socorros para fraturas do pescoço e da coluna vertebral.
Qualquer acidente que tenha como causa uma força ou pressão excessivas no pescoço ou na coluna, pode resultar numa fratura.
Entre os acidentes comuns que produzem fraturas no pescoço ou na coluna, se incluem os danos gerados por acidentes de carro, de moto, queda de escada, mergulho em piscina etc. Os esportes que ensejam confrontos, “trombadas”, como o futebol, por exemplo, geram grandes riscos.
Os sinais de advertência de uma possível fratura de pescoço ou coluna incluem:
1 – um posicionamento estranho da cabeça ou do pescoço;
2 – paralisia ou adormecimento dos braços, pernas ou outras partes do corpo;
3 – dor no pescoço ou na coluna;
As primeiras providência de auxílio à vitima devem ser:
1 – examinar os sinais vitais (pulso e respiração). Se houver ausência destes sinais aplicar os procedimentos de respiração cardiopulmonar e solicitar imediato socorro médico;
2 – Não movimente a vítima até que ela esteja adequadamente imobilizada. Estando a vítima numa posição incômoda e demonstrando sentir muitas dores, mantenha-a assim até poder contar com a ajuda de alguém com experiência no traslado de acidentados.
3 – Para estabilizar a cabeça e o pescoço, deslize sua mão pela nuca e logo posicione o apoio estabilizador. Evite que a vítima se mova. Ao mover a vítima, todos os cuidados devem ser tomados visando evitar uma lesão maior que ponha em risco sua vida.
Durante qualquer movimento assegure-se de que a cabeça, o pescoço e a coluna estejam devidamente alinhados. Faça todo o possível para evitar que a vítima movimente a cabeça para um lado e para o outro.
Se não houver uma ajuda profissional disponível para trasladar a vítima, proceda da seguinte forma:
1 – Antes de remover a