Tcp/ip
O protocolo TCP/IP foi desenvolvido em 1974, substituindo o NCP (utilizado por padrão anteriormente), que não conseguia manter a rede, o qual crescia em uma tremenda velocidade.
Esse protocolo é responsável por toda e qualquer transferência e atividade dentro da rede. Este protocolo também é responsável pelo endereçamento de todos os dispositivos na rede, para que não haja conflitos, dispositivos com endereços iguais.
Endereços IPv4 e IPv6
O IPv4 consiste em cinco classes de endereços, nomeadas das letras A até E, mas utilizamos na prática, as redes A, B e C. Cada classe tem uma quantidade certa de Redes e Clientes (Hosts).
O maior problema do endereço IPv4, fora alguns de segurança já encontrados, é sua limitação. Sim, q quantidade de endereços pode ser esgotada. O número IP tem uma extensão de 32 bits. Com 32 bits, o IPv4 tem disponíveis em teoria cerca de quatro bilhões de endereços IP mas, na prática, o que está realmente disponível é menos da metade disso. Contando que hoje em dia o acesso a internet está muito mais acessível, logo pode ser esgotado.
Em pouco tempo veremos o endereço IPv6 tomando o controle, tendo 128 bits para endereçamento, e portanto conta com cerca de 3,4 × 10^38 endereços disponíveis (ou 340 seguido de 36 zeros), garantindo não faltar endereços. Além deste ponto resolvido, também será corrigido, com o IPv6, as diversas falhas de segurança encontradas na sua versão anterior.
Bibliografia
Livros:
Rob Scrimger; Paul LaSalle; Mridula Parihar; Meeta Gupta - TCP/IP a Bíblia, Editora Campus.
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/780-o-que-e-tcp-ip-.htm http://www.hardware.com.br/termos/tcp-ip