Sociologia
A CIÊNCIAS DA FAMÍLIA
1.2. O que é Ciências da Família
A Ciência da Família é um campo novo de conhecimento, interdisciplinar, sobre família que teve seu inicio nas primeiras décadas do século XX. É um campo amplo, mudado, dinâmico, complexo e multifacetado.
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA DA FAMÍLIA
O inicio da Ciência da Família ocorreu de forma gradual e, portanto, é difícil identificar um evento ou tempo em que ela começou.
Eventos:
● Primeira aula de terapia conjugal e familiar de Ernest Groves (1930).
● Lançamento de jornais como Casamento e Vida Familiar (1939), Processo Familiar (1962).
● Os dois volumes da Teoria Familiar (1979). A melhor maneira de entender o início da Ciência da Família é entender este processo através das etapas da descoberta, pioneira e madura.
Etapa da Descoberta Estudiosos de diferentes áreas de conhecimento descobriram que a família seria uma área importante de se estudar e pesquisar.
Eventos importantes:
● Inicio de classes na família;
● Inicio de pesquisas familiares sistematizadas;
Nesta etapa a idéia da possibilidade da ciência da família ou área da família ainda não tinha aparecido.
Etapa Pioneira Iniciou-se com o trabalho de Ernest Groves (1946) onde ele previu a necessidade de um campo de estudo familiar, que ele chamou de Ciência Conjugal e Familiar. Para isto seria necessário treinamento de especialistas, de diferentes áreas, no campo conjugal e familiar, que deveriam estar aptos a darem informações relativas ao casamento e à família. Houve a organização de centros de pesquisas, publicação de novos jornais e criação de programas familiares interdisciplinares. Nesta etapa houve também o desenvolvimento de três profissões diferentes de orientação familiar: Terapeuta Familiar, Educador da Vida Familiar e Especialista em Extensão Familiar.
Etapa Madura Reconhecimento de que uma nova disciplina emergiu do campo familiar criando-se uma nova área de