Formação acadêmica do contador para o mercado atual
O mercado de trabalho está escasso de profissionais qualificados, criativos e capacitados. Hoje é necessário que o profissional esteja por dentro de todos os assuntos relativos à sua área de atuação, tenha desenvoltura e saiba inovar, buscando melhorar a cada dia, profissionalmente e tecnicamente.
Com os contadores isso não é diferente, além do conhecimento técnico, o contador deve andar junto com a empresa e levá-la ao sucesso, aquele profissional que se prende ao antigo método e não busca aumentar seus conhecimentos, esse sim deixará de progredir.
Devido às exigências feitas à profissão, as instituições de ensino superior terão que reavaliar seu quadro de disciplinas e adaptá-las ao exigido no mercado atual.
Para se tornar um profissional bem sucedido, o contador deve ser criativo, ousado, ter capacidade de solucionar problemas, trabalhar em equipe, ter uma visão gerencial, profundo conhecimento contábil, entre outras. Segundo Consenza (2001), os profissionais que ficarem presos ao passado, e só conhecerem os métodos das partidas dobradas, estes estão com seus dias contados. As instituições têm grande importância na formação dos profissionais e precisam estar atualizados com o que se exige no mercado de trabalho. Devem incentivar a pesquisa, criação, construção do conhecimento e inovação, só assim formarão profissionais aptos a ingressar no mercado e capazes de exercer a sua função com responsabilidade. Sendo assim o profissional contábil após concluir a sua graduação, deve continuar estudando e aumentando o seu conhecimento e assim conseguirá se destacar e ter uma carreira de sucesso. Conclui-se que o ensino superior está ultrapassado com o que o mercado atual exige, mas a culpa será de quem? É apenas as instituições que não mudam essa realidade, ou o governo não incentiva e não dá suporte para as mesmas? Precisa-se de livros mais atualizados, não que os antigos não sirvam, mas como