François Marie Charles Fourier
Irving Fisher descreveu seu livro A Teoria Geral Matemática da Economia Política (1862) como o início do método matemático em economia. Fez o caso de que a economia como uma ciência preocupada com a quantidade é necessariamente matemático. Ao fazê-lo, que expôs sobre o (marginal) "final" teoria da utilidade do valor. Trabalho Jevons, juntamente com descobertas semelhantes feitas por Carl Menger em Viena (1871) e Léon Walras na Suíça (1874), marcou a abertura de um novo período na história do pensamento econômico. Jevons contribuiu para a revolução marginal na economia no final do século 19 estabeleceu sua reputação como um economista político de liderança e lógico do tempo.
Jevons interrompeu seus estudos das ciências naturais em Londres em 1854 para trabalhar como ensaiador em Sydney, onde adquiriu um interesse em economia política . Voltando ao Reino Unido, em 1859, ele publicou Teoria Matemática Geral de Economia Política em 1862, descrevendo a teoria da utilidade marginal do valor, e uma queda grave no valor do ouro em 1863. Para JEVONS, o valor ou utilidade a um consumidor de uma unidade adicional de um produto é inversamente proporcional ao número de unidades de produto que ele já possui, pelo menos, para além de alguma quantidade crítica.
Foi por The Question Carvão (1865), em que ele chamou a atenção para o esgotamento gradual do Reino Unido de carvão e suprimentos, que recebeu o reconhecimento público, no qual ele estendeu o que agora é conhecido como o paradoxo de Jevon, ou seja, que o aumento na produção de energia conduz a uma maior eficiência não menos consumo. O mais importante de suas obras sobre lógica e métodos científicos são seus