fRANÇA ANTES DA REVOLUÇÃO
-Influencia da revolução industrial na economia ( enquanto a francesa na parte política e ideologia)
1-O conflito entre a estrutura social e os interesses estabelecidos entre o velho regime e as novas forças sociais ascendentes era mais agudo na frança do que em qualquer outra parte
1-DESPOTAS ESCLARECIDOS: Uma maneira de os reis se manterem no poder em meio a tantos novos ideias iluministas e uma população burguesa e camponesa tão bem organizada e focada em seu objetivo foi o Despotismo . O rei, o déspota esclarecido, passa a adotar algumas medidas iluministas, mas sem comprometer a estrutura absolutista. Iludindo a população com uma ideia de algo novo. ( relacionar com o Brasil: na França não funcionou, mas, no Brasil, em partes, sim, na figura do Marquês de Pombal e até na independência do Brasil em si: com a ideia de o monarca fazer a revolução antes que o povo crie forças e a faça, mantendo-se assim no poder. Uma revolução disfarçada.
1- PRIVILÉGIOS: NOBREZA E CLERO
2-SITUAÇÃO DO CAMPESINATO: A grande maioria dos camponeses não possui terra e a fome era intensificada pelo aumento da populaçao, alem de tributos feudais, dízimos e taxas extorquirem ainda mais a renda da população.
2- ORIGEM DA DÍVIDA FRANCESA: de onde vem a dívida francesa? Por mais que se pense o contrario, os gastos da corte representavam apenas 6% do total. A guerra, a marinha e a diplomacia constituem 1\4 e 50% era a dívida existente devido a guerra ( independência dos EUA). Tais fatores contribuíram para a queda da monarquia. Devida a isso, convocaram os Estados gerais ( tentativa mal calculada que subestimou as intenções do terceiro estado, este, que participava com o voto referente ao seu estado( 1\3) e não pelo numero de indivíduos.
Inicio da revolução:
-As novas forças sabiam exatamente o que queriam, por isso a facilidade em se organizarem.
2-CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA DOS ESTADOS GERAIS O que gerou a grande proporção da revolução foi o