franz
Aluno: Andrei Brito
EMPUXO
Abril/2014
HIDROSTÁTICA: Princípio de Arquimedes (EMPUXO)
ARQUIMEDES (287 a.C.-212 a.C.), célebre matemático e engenheiro grego. É responsável por uma série de inventos, como rodas dentadas, roldanas e vários dispositivos militares usados nas batalhas travadas entre sua cidade, Siracusa, e os romanos. É atribuída a ele a famosa afirmação: “Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”, com referência à utilização das alavancas.
Foi quem descobriu também o principio que permite calcular o valor da força vertical e para cima (Empuxo ou impulsão) que torna o corpo mais leve no interior de um fluido.
Introdução
Na hidrostática estuda-se a interação dos fluidos (gases ou líquidos que possuem a capacidade de escoar)com corpos neles imersos. A hidrostática é a ciência que estuda os líquidos em equilíbrio estático, é um dos ramos mais antigos da física e foi baseado nas pesquisas e teorias do grego Arquimedes. Como já vimos anteriormente, sabemos que foi Arquimedes que descobriu que todo corpo imerso ou parcialmente imerso em um fluido recebe deste, força de compressão cuja resultante é não-nula. Arquimedes chamou essa resultante de empuxo. O dinamômetro é um instrumento utilizado para medir o empuxo.
O empuxo é uma força que depende da densidade do fluido e do volume do corpo imerso. O Princípio de Arquimedes diz que:
“Todo corpo imerso num fluido sofre a ação de uma força – denominada empuxo – dirigido verticalmente para cima, cujo módulo é igual ao módulo do peso do volume do fluido deslocado”
Empuxo
Formula do empuxo:
E = dL . VI . g
E = empuxo dL = densidade do líquido
Vi = volume imerso g = aceleração da gravidade
O que você deve saber
Se o empuxo tiver maior intensidade que o peso (E>P), o corpo sobe
Se o empuxo tiver menor intensidade que o peso