franquias e suas taxas
Taxa de franquia ou taxa inicial
As taxas de franquias são cobradas pelo franqueador do franqueado para que este tenha o direito de fazer parte da rede de franquias. Trata-se, portanto, do preço estabelecido para o ingresso do franqueado em um determinado sistema de franquia. A taxa de franquia, também chamada taxa de licença, taxa inicial ou franchise fee, consiste num valor único inicial.
As franquias de terceira geração, ao contrário das outras, que “vendem a marca”, em geral garantem aos franqueados o acesso a uma série de serviços, prestados antes do início da operação, cujos custos estão incluídos na taxa de franquia:
Taxa de propaganda e promoção
A taxa de propaganda e promoção é paga periodicamente pelo franqueado para a formação de um fundo financeiro cujo objetivo é o de servir ao fomento comercial da franquia pela divulgação de sua marca, produtos e conceitos, além do fomento da própria rede de franquias, principalmente por meio de propaganda, publicidade e outros meios de divulgação.
Taxa de serviço
Valor cobrado pelo franqueador para a realização de serviços extras (os serviços normais são remunerados pelos royalties).
Taxa de compras
A taxa de compras é uma taxa cobrada por alguns franqueadores pelo uso de sua estrutura de compras.
As taxas cobradas em uma franquia devem ser meticulosamente analisadas antes da aquisição para saber o custo exato do negócio e não ser pego de surpresa mais adiante.
Taxa de royalties
Os royalties constituem um valor que o franqueado paga periodicamente ao franqueador para remunerar a tecnologia que este continua a lhe prestar enquanto perdurar a relação entre ambos. Quase sempre se trata de um percentual fixo, preestabelecido no contrato, aplicado sobre o montante do faturamento bruto da franquia.
Os valores pagos a título de royalties e assistência técnica têm tratamento descrito a seguir.