FRANQUIAS E PARCERIAS COMERCIAIS AV1
Aula 01
Origem da franquia
Estudaremos a origem e os conceitos de franquia, largamente utilizados pelo mercado. Para alguns estudiosos, o modelo de franquia surgiu em 1852, nos Estados Unidos, quando a Singer
Seweing Machine Company (fabricante de máquinas de costura) resolveu conceder algumas de suas franquias a diversos empresários do ramo do comércio.
Estes estariam interessados em revender seus produtos em cidades de todos os pontos, em cidades de diferentes portes dos Estados Unidos. De acordo com Cherto, M (2003), o papel de tais empresários limitava-se apenas a utilizar a marca Singer em suas unidades. Além da comercialização de mercadorias eram oferecidos cursos de corte e costura para futuros usuários das máquinas de costurar. Também era delimitado o campo de ação geográfica de tais empresários, visando evitar concorrência entre os mesmos.
Embora a primeira franquia do Grupo Yazigi no Brasil tivesse surgido em 1963, o desenvolvimento destas só ocorre nos anos 70 e 80, quando as franquias de primeira geração multiplicaram, principalmente no eixo Rio-São Paulo.
Com o tempo, o modelo de franquia foi evoluindo para algo além do simples licenciamento ou direito de explorar uma determinada marca.
Conceito de franquias
De acordo com a Lei de Franquia Empresarial - Lei 8955/94, Artigo 2º:
“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”.
No Guia do Franchising podemos verificar os seguintes conceitos que envolvem os principais atores do modelo de franquias:
•
•
Franqueado: Pessoa que é autorizada pelo