franquia
Para evitar uma futura decepção sobre a franquia, o empreendedor deve analisar com cautela todos os aspectos, taxas e condições antes fechar o negócio.
Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
O franqueador é a empresa dona marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao franqueado que é uma pessoa física ou jurídica. No sistema de franchising, o franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.
A essência do franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado altos índices de êxito, sendo avaliados por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade.
As franquias, de um modo geral, oferecem ao franqueado, vantagens e, em alguns casos onde não houve uma análise correta do empreendedor, certos riscos.
As vantagens oferecidas pelas franquias são: perspectiva de sucesso de um negócio já experimentado, com marca consagrada no mercado; planejamento e pesquisas, orientações e aperfeiçoamentos sob a responsabilidade do franqueador; conhecimento do mercado, pontos fortes e fracos, com apoio de especialistas; instalação (comunicação visual/arquitetura); economia de escala em compras de maiores volumes e custos de propaganda, promoções; maiores facilidades de acesso a créditos; retorno