Processo de seleção de pessoas
Conceito:
Faz parte do processo de provisão de pessoal e se inicia após o recrutamento.
Objetivo básico: Escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização
“ é a escolha da pessoa certa para o lugar certo “
Problemas básicos:
A seleção visa solucionar 02 problemas básicos:
1. Adequação do homem ao cargo.
2. Eficiência (vai além do efeito esperado) e Eficácia (produz o efeito esperado) do homem no cargo.
Tarefa: – estimação apriorística / prognóstico
Tempo de aprendizagem
Nível de execução
Se todas as pessoas fossem iguais e reunissem as mesmas condições individuais para aprender e trabalhar, provavelmente a necessidade de seleção de pessoal não existiria.
Porém a variabilidade humana é enorme: Diferenças individuais: Estatura, peso, compleição física, força, acuidade visual e auditiva, resistência à fadiga e etc.
As pessoas diferem entre si, tanto na capacidade de aprender como na maneira de realizar uma tarefa após a aprendizagem. A estimação apriorística (raciocínio a priori, isto é independente da experiência) dessas duas variáveis é tarefa da seleção de pessoal.
Desta forma o processo seletivo deve fornecer não somente o diagnóstico, mas principalmente um prognóstico a respeito da capacidade de aprendizagem e nível de execução dos candidatos. Não apenas uma idéia atual, mas também uma projeção de como a aprendizagem e execução se situarão no futuro.
Critérios de coleta de informação
Análise do cargo:
Aspectos intrínsecos (é próprio, é essencial, conteúdo do cargo) e extrínsecos (não fazem parte da essência do cargo, são requisitos que o cargo exige do seu ocupante). Qualquer que seja o método de análise aplicado, o importante para a seleção são as informações a respeito dos requisitos e das características que o ocupante do cargo deverá possuir a fim de que o processo de seleção se concentre neles.
Aplicação da técnica dos incidentes críticos:
Consiste na anotação