franquias na educacao fisica
História
Há exemplos de práticas comerciais que se assemelham ao sistema de franquias desde o século XII em Londres. Já a prática tal qual conhecemos hoje foi vista pela primeira vez nos Estados Unidos, em meados 1850. A primeira empresa a empreender nesse ramo de negócio foi a fabricante de máquinas de costura Singer. Ela permitia que utilizassem a sua marca na comercialização de produtos, com a intenção de aumentar a sua penetração no mercado com investimentos relativamente pequenos.
Já no Brasil, os pioneiros nas questões relativas a franquias foram às redes americanas de ensino de idiomas Yazigi e CCAA. Em 1960, elas introduziram o sistema no Brasil que se espalhou rapidamente por todo território nacional.
O sistema não foi elaborado por um inventor, mas por empresários que procuravam resoluções para seus problemas, e a sua evolução vem percorrendo os anos de forma natural acompanhando paralelamente a globalização dos negócios.
Franquias Simples
Primeira Geração
Nesse primeiro estágio as Franquias se caracterizam por possuírem apenas a licença restrita do uso da marca e distribuição do produto, com ou sem exclusividade. Há pouco ou quase nenhum suporte operacional e mercadológico, também conhecida como “Franquia de Marca”.
Segunda Geração
Nesse modelo, além da licença restrita de uso da marca e de distribuição de produtos com ou sem exclusividade, os franqueadores recebem algum suporte para operação do negócio. Geralmente são direcionados a comprarem produtos do franqueador, e os royalties podem já vir embutidos nos preços dos produtos. O apoio inicial se restringe ao aspecto visual, arquitetônico e aspecto de comercialização dos produtos. Os franqueados acreditam que o sucesso do seu negócio esta no sucesso dos produtos comercializados.
Terceira Geração e Gerações Superiores
É concedida pelo franqueador ao franqueado a licença restrita do usa da marca, os direitos de distribuição dos produtos ou serviços próprios ou de terceiros, com