franquia
Postado por Filipe de Paiva em 25 abril, 2013 ·
Blog > Receitas > Enpreendedorismo >
CONQUISTE SUA VAGA DE TRAINEE
Haroldo Monteiro / Imagem: arquivo pessoal
Haroldo Monteiro é formado em Administração de Empresas e Engenharia Econômica pela UERJ. Possui vasta experiência no mercado de varejo tendo atuado como executivo em várias empresas deste setor. MBA em Business Administration pela Ohio University, e sócio da Planning &Mangement, consultoria especializada em gestão e estudos de tendências econômicas para o varejo. É professor convidado do Coppead, onde ministra Administração Financeira de Curto Prazo. Com uma economia mais previsível e com taxas de juros de um dígito, o ambiente para novos negócios no Brasil se torna cada vez mais atrativo. A cada dia mais investidores ávidos por um melhor retorno para seu dinheiro buscam novas oportunidades para empreender. Com base neste cenário é que a ABF (Associação Brasileira de Franchising) faz suas projeções para 2012 de faturar cerca de R$ 105 bilhões com 115 mil lojas espalhadas pelo país. Os números atuais reforçam esta tese: com 2031 marcas, o Brasil é o quarto maior em marcas de franquias no mundo.
Diante destas perspectivas, muitos investidores sem experiência em um negócio próprio se veem atraídos pela possibilidade de terem seu “próprio negócio”, conquistarem uma boa remuneração, e ainda obterem qualidade de vida pois seriam donos da “sua empresa”. Geralmente na maioria dos casos o jovem empreendedor pensa em comprar uma franquia, pois assim ele seria dono de um negócio que tem uma marca conhecida, e obteria através do franqueador todo o know-how necessário para sua gestão.
Porém, nem sempre comprar uma franquia de uma marca conhecida ou de sucesso é garantia de que sua unidade franqueada será rentável e você atinja seus ideais ou ainda não tenha risco de perdas de seu capital. Na verdade caso o candidato a franqueado tome certos cuidados ele