Franquia
O sistema de franquia é um dos melhores e mais eficientes métodos para proporcionar ao empreendedor poderosas ferramentas de gestão, além do franqueado dono de seu negócio, seja visto e respeitado como possuidores de seu grande negócio. O termo franquia nasceu no tempo da Idade Média em França, o sistema de franquia, tal como o conhecemos hoje em dia tem a sua origem em meados do século XIX, nos Estados Unidos, concretamente no ano de 1862.
Nessa data, a companhia I.M. Singer&Co, dedicada à fabricação de máquinas de cozinhar, começou a utilizar esta fórmula empresarial para solver as necessidades de distribuição e cobertura dos seus produtos.
Assim, a necessidade de expansão da indústria no norte do país, triunfante atrás da guerra civil, leva os empresários a procurar a colaboração dos comerciantes de outras zonas, dando começo a essência do verdadeiro sistema de franquia: a colaboração entre empresários independentes para a obtenção de um fim comum.
Com o tempo, muitas outras companhias começaram a adotar este conceito e negociaram concessionárias e distribuidores oficiais. Este foi o caso de vários fabricantes de automóveis, como a Ford ou General Motors, e de algumas companhias mais importantes de refrigerantes, como Seven Up ou Coca-Cola, a qual aceitou expandir-se, em número de países, com um sistema e formato equivalentes.
Em 1929, a General Motors recorre a um contrato que favorece o associativismo entre a central e os seus distribuidores, de forma que se favorecia a colaboração entre as partes, ao mesmo tempo em que ambas mantinham níveis razoáveis de independência. Desta forma, diante das leis antitrust, tendentes a evitar a integração vertical de distribuidores e produtores, facilitou o desenvolvimento efetivo do sistema de franquias, de cuja vitalidade e