Serviço social contemporâneo.
Campus: Unibero – TP
Serviço Social Contemporâneo.
(nome do trabalho)
Profª Kátia Hale
São Paulo, Abril de 2012.
Introdução
No seguinte trabalho iremos abordar o tema ( tal e tal), que reflete o capitalismo e a classe trabalhadora.
Apontando assim que o capitalismo está sempre visando o lucro e menosprezando a classe operaria e suas condições de trabalho, diretamente confrontando os direitos do trabalhador.
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho têm refletido de forma direta nas relações entre capital e trabalho, sendo essas desenvolvidas como forma de superar as crises do capitalismo e dar continuidade ao processo de ajuntamento do capital.
A classe trabalhadora é atingida com a precariedade do trabalho, além de gerar o aumento das expressões da questão social.
Diante dessa realidade, caracterizada pelo modelo neoliberal, que tem como conceito o Estado mínimo, existindo a transferência de responsabilidades para a esfera privada e sociedade civil, nos leva ao desemprego enquanto expressão da questão social e os desafios pertencentes à atuação do profissional de Serviço Social.
Sendo o desemprego uma das representações da questão social percebe-se que o Assistente Social tem um grande desafio, em que este tem que superar as margens da profissão impostos pelo sistema capitalista, que necessita ações criativas e propositivas para a dicção e efetivação de propostas de deixar livres os sujeitos sociais.
Para encarar esse fato, tem-se como proposta de atuação o desenvolvimento de projetos de Economia Solidária na expectativa de fortalecer a organização da classe trabalhadora colocando-os como sujeitos de sua própria história, na luta pela transformação da sociedade e garantia dos direitos sociais.
O fenômeno social do desemprego, qual se procede das contestações do sistema capitalista, considerado aqui como um dos impactos frente ao