Frank Walt Disney
.
Inaugurado em 23 de Outubro de 2003, o Walt Disney Concert Hall levou 16 anos para ser construído (1987-2003). Quando em 1987, Lilian Disney fez a primeira oferta para a construção de um local para apresentações como presente ao povo de Los Angeles e um tributo à devoção de Walt Disney pelas artes e pela cidade.
A construção do WDCH foi um passo importante para a revitalização do centro da cidade trazendo os turistas de volta a região, que a noite costumava ser freqüentada por ladrões. O governo da cidade gastou um total de 1,2 bilhoes de dólares na revitalização do entorno. Já o WDCH, é a peça mais imponente do projeto: 274 milhões de dólares.
Com 27.000 metros quadrados de área a edificação é monumental e fascina de tal forma qualquer um que passa próximo ao local, o desenho se assemelha a uma gigantesca rosa de aço. É composto por uma sala de concerto com capacidade para 2.265 pessoas, além de dois pequenos anfiteatros e uma galeria de arte.
“É um edifício, sereno e enobrecedor que dará às pessoas desta cidade de locais privados um novo sentido dos prazeres do espaço público.”
Paul Goldberger
A sala principal, que tem o projeto de acústica planejado pelo engenheiro japonês Yasuhisa Toyota, é perfeita. De qualquer ponto, é possível ouvir tudo, até o mínimo ruído das cadeiras. “Quando me perguntam qual o melhor local para assistir a um concerto no Walt Disney Concert Hall, respondo que qualquer lugar é o ideal”, diz o maestro finlandês Esa-Pekka Salonen, diretor artístico e titular da filarmônica. As poltronas têm cores vivas e formam uma “rosa abstrata”, uma homenagem de Frank a Lilian Disney, e de qualquer um dos assentos é possível ter uma visão completa da orquestra.
Outro detalhe que chama atenção é o órgão. Também desenhado pelo arquiteto, lembra um tufo de juncos e seus tubos parecem cair sobre a platéia. Gehry o encomendou a uma empresa alemã.