walt disney concert hall trabalho
Stéfanie
Gonzalez
Isadora Rodrigues
Mauricio Vieira
LOCALIZAÇÃO
Los Angeles, Califórnia.
AUTOR
Arquiteto: Frank Gehry, arquiteto canadense diferenciado por seu estilo desconstrutivista e uso inventivo de diferentes materiais. Também ganhador do Prêmio Pritzker.
Projetista acústico:
Yasuhisa Toyota, da Nagata
Acoustics, empresa japonesa considerada uma das melhores do mundo.
HISTÓRIA
Inaugurado em 23 de Outubro de 2003, o Walt Disney Concert Hall levou 16 anos para ser construído (19872003). O objetivo era construí-la no subúrbio de Los Angeles, recuperando aquela área, que estava degradada.
Em 1987, Lillian Bounds Disney doou cerca de 50 milhões de dólares para a construção do auditório, em homenagem ao seu falecido marido
Walt Disney.
A família conseguiu acumular cerca de 100 milhões de dólares em doações. No ano seguinte, Frank Gehry foi contratado para projetar a casa de espetáculos e as obras iniciaram-se em 1992
OBRA
Custo de construção de 240 milhões de dólares
Capacidade para 2.265 pessoas .
O projeto além do auditório é constituído de um escritório, vários jardins exteriores e dois anfiteatros ao ar livre.
Frank Gehry apresentou diversas propostas, as quais foram avaliadas do ponto de vista acústico, Com uma das melhores acústicas do mundo.
DETALHES ACÚSTICOS
O teto possui grandes elementos convexos com alto poder refletivo e dispersivo, imunes a ressonâncias em quaisquer frequências.
As paredes são também convexas, auxiliando ainda mais a dispersão sonora. Já as pequenas paredes que separam os terraços são francamente utilizadas para incrementar as primeiras reflexões sonoras, ou seja, aquelas reflexões que chegam ao ouvinte com um atraso de até 80 milissegundos após a chegada do som original.
Foi construída uma maquete em escala 1:10 para análise das reflexões com uso de raios laser e com sons cujas frequências eram dez vezes maiores que as esperadas na sala de concertos, ou seja, de 200Hz a 200 kHz, de modo a manter