Trabalho De Biologia
Para entendermos melhor, primeiro devemos nos lembrar que nós humanos possuimos um organismo pluricelular, ou seja, é formado por diversas células. Porém, essas várias células que compõe nosso corpo são distintas uma das outras, cada uma possuindo sua própria função, como por exemplo as Fibras Musculares, que tem um papel fundamental para com as contrações de nosso corpo, assim podemos realizar movimentos;
E as Hemácias, que tem a função de levar oxigênio e gás carbônico para os tecidos.
Essas células que possuem "funções" são chamadas de "Células Especializadas", porque como já diz o nome ela é especializada em algo.
Entretanto nem todas as células são "especializadas". Existem células são o que digamos, indiferenciadas, ou seja, não apresentam uma especialização e/ou função ao organismo. Essas células são chamadas de "Células-Tronco".
O diferencial dessas células é que elas digamos, tenham um poder de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Por exemplo, uma Célula-Tronco pode se diferenciar e se transformar em um Neurônio e assim começar a propagar impulsos nervosos.
Porém também há dois tipos de Células-Tronco: As Células-Tronco Embrionárias e as Células-Tronco Adultas.
As Células-tronco embrionárias, são aquelas que se apresentam no embrião, mais especificamente no embrião em sua fase de blastocisto.
As células embrionárias possuem grande vantagem por serem consideradas pluripotentes, isso significa que elas são muitos versáteis podendo se originar em praticamente todos os tipos de células especializadas. Ou seja, uma célula-tronco embrionária pluripotente pode dar origem á um neurônio, hemáceas, células musculares, células osséas, e etc.