Francisco Machado
SISTEMA DE ENSINO CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Francisco Machado Ferreira
Trajetória das Políticas Sociais e Serviço Social de grupos no Brasil
Capanema–PA
2014
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como Atividade individual.
Professor(s): Clarice da Luz Kernkamp; Marilucia Ricieri ; Paulo Sérgio Aragão; Sérgio Goes.
CAPANEMA-PA
2014
Sumário
Trajetória da Política Social brasileira de 1960 a 1980.........01
Estratégia de mudança social no Brasil......................................02 Serviço Social e dinâmica grupal.................................................03
.
,
Introdução
O presente texto busca refletir sobre a Política Social brasileira, resaltando as inflexões observadas na trajetória da mudança social no Brasil desde os anos 1930. Salientando que, as mudanças verificadas no fundamento e na prática da Política Social brasileira não ocorreu de forma isolada, unilateral e autônoma. Elas fazem parte do processo reestruturação capitalista, cuja justificação ideológica encontra guarida no credo neoliberal desde então dominante.
Por ultimo, um breve estudo sobre a prática do Serviço Social, da dinâmica na psicologia e os benefícios de suas técnicas utilizadas nos trabalhos de grupos.
,
Trajetória das Políticas Sociais no Brasil
Durante os anos de 1960 e 1980, Brasil seguei orientado pelo avanço do projeto de industrialização nacional, com importante impacto decorrente da urbanização. A transição populacional do campo para a cidade ocorreu especialmente puxada pelo setor industrial e a construção civil. Dando um considerável crescimento ao setor terciário ( comércio e serviço urbano). Conforme Sader (2010,p.12.), se antes de 1930 o