Revisao Artigo Carbeto
Efeito da fração em volume dos carbetos no comportamento de ferros fundidos com revestimento duro no desgaste erosivo.
Resumo
Neste trabalho de revisão o objetivo é apresentar de uma maneira resumida o trabalho acadêmico de S. G. Sapate que é um trabalho que expõe o efeito da fração em volume dos carbetos no comportamento de 5 diferentes amostras em um desgaste erosivo variando neste processo a partícula erodente, o ângulo de choque e velocidade de impacto.
Introdução
Os materiais cerâmicos tem a característica de serem mais resistentes a abrasão e a erosão quando comparados com metais preferencialmente quando o erodente é mais macio que o material testado. Com isso diversos estudos foram realizados para uma discussão a respeito da resistência de uma dispersão de carbetos em diversas ligas, apresentando uma maior resistência abrasão e deixando a desejar no que diz respeito a resistência a erosão, conforme é possível constatar por meio dos autores citados no trabalho relacionado.
Diversos são os parâmetros citados para o controle do processo de erosão, contudo os que se destacam são a partícula erodente, o ângulo de choque e a velocidade de impacto, sendo estes os parâmetros focados pelo presente estudos.
O estudo foca no que diz respeito a analise micro estrutural com parâmetros como o volume da fração de carbeto e o tamanho do carbeto. Em um estudo dentro do trabalho tem-se a tentativa de uma correlação entre a taxa de erosão e a proporção de dureza da partícula erodente e do material alvo.
Características dos experimentos Primeiramente no que diz respeito ao material utilizado no estudo, foi selecionado ferros fundidos de alto teor de cromo que posteriormente foram depositados em cinco diferentes tipos em placas de aço doce tipicamente com 10 mm de espessura, sendo que estes corpos de prova foram posteriormente investigados por microscópio eletrônico de varredura para sua caracterização. Os espécimes utilizados tinham como medidas 15 mm ×