Francis bacon
Além de não admitir a debilidade do segundo dos cinco filhos e seu mau desempenho escolar, aplicava-lhe chicotadas durante as crises de asma, por achar que se tratava de "doença não-masculina". Francis (f) desenvolveu um comportamento de oposição à absurda postura paterna. Provável que sua rebeldia interior tenha se originado ali, ao "abortar" as crises de asma.
Uma postura presente na fixação por rostos deformados e corpos desfeitos, pedofilia, dissecação forense, homoerotismo, fuídos e dejetos corporais.
O menino asmático e alérgico a vários alimentos cresceu, desconheceu qualquer limite de censura na idade adulta e acabou considerado o mais famoso pintor inglês do século XX e o mais bem sucedido em termos financeiros.
Ao reproduzir a Europa traumatizada pelas guerras do século passado, a pintura de Francis Bacon marcou a fascinação pelo masoquismo e as formas como este fetiche pode ser representado.
A tentação mora em casa
Nascido em 28/10/1909 em Dublin, Irlanda, foi testemunha da vida familiar conturbada pela guerra civil irlandesa, conflito no qual os ingleses eram considerados inimigos.
Numa entrevista, já maduro, admitiu que esta experiência foi o início de sua fascinação pela violência.
Aos 16 anos, depois de ter sido surpreendido diante de um espelho vestindo a lingerie materna , foi "convidado" a sair de casa pelo pai, que patrocinou a mudança.
Acompanhado por um tio, considerado modelo de virilidade, que tinha como missão mudar a cabeçal do sobrinho. Na viagem por toda a Europa, com suas mochilas nas costas, Francis descobriu que o tio era mesmo uma pessoa sexualmente muito