Francis Bacon
2. OBJETIVOS ..................................................................................................
3. MATERIAL E MÉTODOS ................................................................................ 3.1 Subtítulo ...................................................................................................
4. (DESENVOLVIMENTO) rEVISÃO BIBLIOGRáfica..................................... 4.1 Subtítulo ...................................................................................................
5. CRONOGRAMA .............................................................................................
6. resultados esperados ........................................................................
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................
ANEXOS
1. Biografia
1.1. Biografia do Autor
Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Recebeu o título de barão de Verulam e foi importante na formulação de teorias que fundamentaram a ciência moderna. Era grande representante do empirismo na Inglaterra.
Nasceu em Londres. Sua educação foi considerada elevada, tendo em vista a formação de seus pais.
Bacon seguiu uma sólida carreira política. Foi eleito parea a câmara dos comuns na época do reinado de Jaime I, tendo atuado, entre outras atividades, como chanceler.
Bacon começou por criticar a escolástica e o pensamento tradicional aristotélico, por não apresentar soluções práticas para vários problemas. Seu método era a observação dos fatos através do raciocínio indutivo, ou seja, pela experimentação daquilo que poderia ser passível de observação.
Para documentar o seu pensamento, Bacon tratou de escrever por etapas em tratados filosóficos, o "Instauratio magna" e "Novum organum"(1620). Nesse último, Bacon mostrava seu contraponto ao método científico de Aristóteles.