Frances
13-02-2012
Código do trabalho * É ilegal exigir aos candidatos que façam exames médicos sem a sua autorização expressa: art. 19º. * O artigo 32º mostra o vasto nº de documentos que devem ser guardados durante 5 anos, relativo ao processo de recrutamento e seleção.
Recrutamento: atrair
Sistemas de recrutamento: “O sucesso ou insucesso da seleção depende da qualidade do recrutamento” * Convencionais: ofertas de emprego em jornais e sites, boca-a-boca, cunhas etc. Estes sistemas são utilizados numa ótica de gestão de pessoal e de recursos humanos. * E-recruiting: ter no website da empresa um separador de “Carreiras” em que qualquer um se pode candidatar a um emprego junto a essa empresa. O alvo é o mundo, muito mais abrangente do que os sistemas convencionais. É utilizado na gestão de pessoas. Este sistema evita as cunhas e aumenta o nº de possibilidades e de candidatos pois é direcionado ao mundo. Não se tem nada a perder, pois o custo é reduzido, e faz todo o sentido mesmo em empresas pequenas, pois nos dias de hoje, qualquer empresa de qualidade tem um website. * Pesquisa direta (executive search ou head hunting): vocacionado para elites, quando se procuram “estrelas” (pilotos, diretores de hotéis, etc.), que claramente não respondem a anúncios de oferta de emprego, pois perdem o seu valor.
Placement – Empresas que cobram a indivíduos para conseguirem arranjar-lhes emprego/estágios em determinada empresa pretendida por eles. mais utilizados em épocas de crescimento da empresa
Outplacement – Empresas contratadas por outras, de forma a arranjar emprego a funcionários que despediram. O que ganham as empresas com isso? Branding social.
Tipos de recrutamento * Externo – mais utilizado em épocas de declínio da empresa * Interno – privilegiada pelas empresas de gestão de pessoas; apostam na formação e fidelização do cliente interno * Misto – é o que aparenta ter mais vantagens devido ao grande nº