Fran s cafe
9 – Nunca é suficiente:
A pergunta crítica de uma empresa visionária é: ¨ Como podemos nos sair melhor amanhã do que nos saímos hoje? ¨. Esta pergunta é o estilo de vida, um hábito ligado ao raciocínio e a ação. O desempenho excepcional é um ciclo interminável auto estimulado de melhoria e investimento para o futuro.
Empresas visionárias atingem posições extraordinárias pelo simples fato de serem terrivelmente exigentes consigo mesmas, não se acomodam, permanecem em uma busca interminável para progredir e continuar sendo visionárias, para isso precisam ter muita disciplina, trabalhar duro e acreditar que nunca é suficiente.
A melhoria continua é um hábito institucionalizado, um estilo de vida disciplinado, significa investir a longo prazo no futuro, no desenvolvimento dos funcionários em novas ideias e tecnologias em suma, significa fazer tudo que for possível para tornar a empresa mais forte amanhã do que é hoje.
Mecanismo de descontentamento: Uma empresa visionária não é um lugar muito confortável para se trabalhar. Ela utiliza mecanismos poderosos para criar desconforto, para anular a complacência e assim estimular mudanças e melhorias antes que o mundo lá fora as exija.
As empresas visionárias, grandes artistas ou inventores prosperam com o descontentamento, mais como continuar sendo disciplinado quando atingimos o sucesso? O que motiva as pessoas a continuarem se esforçando, a nunca ficarem satisfeitas e estarem sempre em busca da melhoria ? Richard Deupree da P&G (Procter & Gamble) ponderou sobre esta pergunta e respondeu com uma proposta radical, criando uma estrutura competitiva que permitisse que as marcas P&G competissem diretamente entre si, quase como empresas distintas. A P&G já tinha os melhores funcionários, produtos e estrutura de marketing, então por que não lançar o melhor da P&G contra o melhor da P&G, já que o mercado não tinha concorrente a altura. Implantado no inicio