Fracasso neoliberal
O Fracasso do Neoliberalismo
No seculo 21 como ja ocorreu no passado a concentracao de riqueza torna-se preocupante com propostas ineficazes de direita e de esquerda. Tanto a proposta do mercado livre quanto a do welfare state contribuiram para criar uma classe baixa dependente de assistencia social, uma media pesadamente endividada enquanto a classe alta se beneficia aumentando cada vez mais seus lucros desconsiderando leis que dizem respeito a impostos e a comunidade. Em 1979 o Reino Unido se torna o primeiro pais a adotar o neoliberalismo de forma decisiva, enquanto em 1981 os EUA elegeram Ronald Reagan como seu presidente fazendo assim duas das maiores potencias mundiais defenderem a liberalizacao do mercado. Atualmente ate a China comunista defende a liberalizacao do mercado tambem como a Franca que elegeu um presidente tambem simpatizante do modelo anglo-saxao.
Apesar da cada vez maior aceitacao do mercado livre ja esta provado que os benefeicios que este oferece sao diretamente associados com a sua classe social. O modelo anglo-saxao causou desastre na Russia causando um grande empobrecimento da classe trabalhadora da nacao e abaixando em 60% o indice de crescimento na America Latina e na Africa. No que diz respeito ao trabalhador a situacao tambem eh alarmante Os aumentos salariais reais nos 13 principais países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico estão abaixo da taxa de inflação desde aproximadamente 1970. Doravante fica cada vez mais claro que onde o neoliberalismo tem exito eh em aumentar a ja enorme desproporcao na parcela de prosperidade para as classes mais altas.
Nos EUA entre o ano de 1979 e 2004 o grupo formado pelos 1% mais ricos da população teve um aumento de 78% da sua fatia da renda nacional, enquanto 80% da população recebeu uma redução da sua parcela de renda de 15%. Isso gera uma transferencia de uma quantia ao redo de US$ 664 bilhões.
Em 1980 a esquerda desesperada propos medidas como: