Fracasso Escolar
O fracasso escolar é o mais grave problema enfrentado pelo sistema educacional brasileiro atualmente, decorrente de fatores diversos e profundamente relacionados, cujas dimensões permeiam a existência do indivíduo tanto no âmbito pessoal quanto no social: a complexa problemática envolve aspectos de ordem afetiva, cognitiva, histórica, social e, certamente, pedagógica.
O objetivo deste trabalho é estudar tão complexa temática a fim de encontrar caminhos que apontem para a solução do fracasso escolar, buscando compreender de maneira global os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que interferem no processo de aprendizagem, integrando e sintetizando os saberes de vários campos do conhecimento – considerando, especialmente e com mais profundidade, as contribuições da psicologia cognitiva.
A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica: por meio do aprofundamento teórico dos conhecimentos das diversas áreas que estudam o desenvolvimento físico e mental do ser humano, buscando autores renomados que possam contribuir para a busca de soluções na difícil questão dos problemas de aprendizagem, propondo alternativas para superar o fracasso escolar com enfoque especial nos estudos realizados pela psicologia cognitiva.
No primeiro capítulo, foi feita uma explanação acerca dos diversos aspectos que compõem a problemática do tema estudado. Dentre eles, há que se considerar as relações existentes entre o indivíduo e as condições do meio em que vive – incluindo as do âmbito sócio-econômico, cultural e afetivo. A importância que a família atribui à instituição escola e ao saber propriamente, as relações afetivas da criança com seus familiares, professores e colegas, as vivências experimentadas na esfera pedagógica (a proposta metodológica empregada) são fatores que podem constituir-se como desfavoráveis ao desenvolvimento da criança.
No segundo capítulo, pretendeu-se conhecer as contribuições da psicologia