Helicopteros
1.1 Porque Helicópteros?
No início da história da aviação, o que se pensava ser o modo perfeito de voar –vôo verdadeiro- seria aquele no qual a maquina consgue levantar vôo vertical (subir, descer, pairar no ar), horizontal (frente, para trás, para os lados). Esse é o tipo de vôo que se pode observar em alguns animais como o beija-flor e insetos na natureza.
Um helicóptero portanto é uma máquina aérea, que utiliza asas rotativas as quais proporciona sustentação, propulsão e forças que controlam o movimento da aeronave, sendo possível que ela pare no ar (voo vertical).
No desenvolvimento dos helicópteros vários problemas surgem, como eficiência aerodinâmica, potência requerida dos motores, controlabilidade, peso da aeronave, etc.
Porém o início da aviação, apesar de todas essas dificuldades, foi focado no desenvolvimento dos helicópteros, mais do que nos aviões.
Figura 1 –Tentativas de vôo. Nota-se que nos primórdios da aviação, existia uma preocupação muito maior no desenvolvimento de helicópteros
1.2 Dificuldades do Vôo Vertical
Durante o pioneiro desenvolvimento dos helicópteros, foram documentadas centenas de falhas, e entre as maiores dificuldades na concepção dessa aeronave,e que limitaram o desenvolvimento dos primeiros helicópteros foram as seguintes:
- Aerodinâmica básica de vôo vertical
- Falta de potência nos motores da época
- Dificuldades na redução de peso do motor e da aeronave
- Problemas com o torque contrário ao movimento das asas rotativas
- Estabilidade e controle da aeronave – principalmente o desbalanceamento da sustentação em voo frontal
- Muitos problemas relacionados a vibrações durante o vôo
- Segurança: possibilidade de se recuperar de uma falha no motor
1.3 História dos Helicópteros
400 AC -“Chinese Tops”: é atribuda a primeira idéia de vôo vertical a um brinquedo surgido na China, que constituia de umas penas presas a um palito de madeira, o qual era girado com as mãos e era solto