Fotossíntese
Etapas da Fotossíntese
Etapa Luminosa: A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP. Nesta primeira fase o ATP e o NADP provocam a redução do dióxido de carbono para compostos orgânicos mais úteis como a glicose. Esta fase ocorre na presença da luz.
Etapa Escura: A etapa química da fotossíntese ocorre no estroma dos cloroplastos, sem precisar de energia luminosa, que usa a energia acumulado no ATP produzido na fase fotoquímica. O CO2 absorvido da atmosfera transforma-se em glicose por meio da incorporação dos hidrogênios cedidos pelas moléculas de NADPH, formadas na fase clara. Assim a formação de carboidratos, precisa de dois produtos formados durante a fase clara: o NADPH e o ATP, que formam na presença de energia luminosa.
Etapa nos Cloroplastos: Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. Cloroplasto é a organela onde se realiza a fotossíntese. Os cloroplastos são os plastos verdes contidos nas células das folhas. São verdes devido a clorofila. Essa clorofila absorve a energia solar durante o processo de fotossíntese.
Quimiossíntese: A quimiossíntese, também conhecida com fotossíntese bacteriana, consiste num processo de produção de substâncias orgânicas através da energia liberada por reações de oxidação de substâncias inorgânicas simples, sem interferência da luz solar. Essas reações fazem parte do metabolismo de