Fotorrecepção
O olho humano tem a forma globular.A porção rostral do globo ocular é revestida por um tecido transparente, a córnea, que permite a passagem de luz.A luz refletida,atravessa a córnea, passa pela pupila e atinge a retina no “fundo do olho”.A pupila é uma abertura e está localizada no centro da íris, a região pigmentada e que dá cor aos olhos.
Os fotorreceptores
Existem dois tipos de fotorreceptores no olho: os cones e os bastonetes. Além da forma,cones e os bastones também diferem quanto às suas quantidades,localizações e funções. Os bastonetes são mais numerosos e se distribuem pela região mais periférica da retina.Eles apresentam mais sensibilidade à luz, percebendo baixas intensidades luminosas e tons de cinza.Justamente por isso,estão diretamente envolvidos à percepção das formas.Os cones,são menos numerosos,localizam-se na região central da retina e são sensíveis a intensidades mais altas de luz,por isso estão diretamente relacionados à percepção de detalhes e de cores.
A visão nos outros animais
A estrutura do olho dos seres humanos é semelhante em todos os vertebrados,mas os olhos diferem entre si,pois estão adaptados a diferentes modos de vida.
Os invertebrados apresentam tipos de órgãos visuais diferentes, e a capacidade desses animais de detectar apenas o claro e o escuro ou formar imagens está também associada