A distribuição de água doce no planeta
De toda água existente no planeta, 97,5% é salgada e apenas 2,5% é doce.Grande parte da água doce encontra-se em geleiras ou em regiões subterrâneas (aquíferos). Somente o,4% de água doce é encontrada em rios, lagos e na atmosfera, portanto de fácil acesso ao consumo humano
Com o desenvolvimento das indústrias e o crescimento das cidades, aumentou o consumo de água. A poluição também aumentou, atingindo principalmente os reservatórios de água da superfície, matando rios e lagos. Não podemos nos esquecer de que 70% do oxigênio do planeta é produzido por algas que habitam rios,lagos e oceanos.
O Brasil possi a maior disponibilidade hídrica do planeta, com cerca de 13,8% sendo que: 68,5% dos recursos hídricos estão localizados na região Norte que possui 7% da população brasileira; 6% estão na região Sudeste, com quase 43% da população; 3% estão na região Nordeste onde habitam 29% da população
Ações antrópicas para satisfazer a demanda de água - construção de poços, barragens, açudes, aquedutos, sistemas de abastecimento, sistemas de drenagem, projetos de irrigação e outras estruturas; Contudo, aproximadamente 20% dos 5,7 bilhões de habitantes da Terra sofriam com a falta de um sistema de abastecimento confiável de água e, além disso, mais de 50% da população não dispunha de um sistema adequado de instalações sanitárias (OMN/UNESCO, 1997, apud ANEEL/ANA, 2001).
DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO PLANETA
A distribuição dos recursos hídricos no mundo é muito variável, assim como a distribuição geográfica. O dado de volume total de água de cada país não é de grande importância, pois está diretamente relacionado com sua área geográfica. Contudo, a variabilidade entre os valores máximos e mínimos de recursos hídricos disponíveis é muito alta, podendo contribuir para a geração de problemas sazonais de escassez (ANEEL/ANA, 2001).
O conceito de estresse hídrico está baseado nas necessidades mínimas de água per capita