ANELÍDEOS
Os representantes mais conhecidos do grupo são as minhocas e as sanguessugas, mas existe outro grupo muito abundante em ambiente marinho: o dos poliquetos.
CARACTERÍSTICAS EMBRIONÁRIAS Simetria bilateral Triblásticos Protostômios Celomados Metaméricos
CLASSIFICAÇÃO
Classe Oligochaeta (oligoqueta): apresentam poucas cerdas no corpo (oligo = poucos; chaeta = cerdas).
Muitos vivem em solos úmidos (minhocas, minhocuçu); outros vivem em ambientes de água doce, como o Tubifex, um gênero com representantes resistentes à poluição orgânica que vivem em rios e lagos.
Existem também algumas poucas espécies marinhas.
Possuem corpo achatado dorsoventralmente e duas ventosas: uma na região anterior do corpo, ao redor
Classe Hirudínea (hirudíneos): ocorrem em água doce, no ambiente marinho e no ambiente terrestre úmido. da boca, e outra na região posterior, com a qual se fixam ao substrato.
Não possuem cerdas nem apêndices na região cefálica (como tentáculos), mas possuem olhos.
A classe possui representantes ectoparasitas, predadores de pequenos invertebrados e animais que se alimentam de outros animais mortos.
Ex.: sanguessugas
Apesar de viverem fixos, podem se deslocar com o auxílio da musculatura do corpo e das ventosas, num tipo de deslocamento chamado mede-palpos.
As sanguessugas que se alimentam do sangue de vertebrados fixam nele com a ventosa oral e cortam-lhe a pele com seus dentículos. O hospedeiro não sente a incisão, pois as sanguessugas produzem uma substância analgésica.
A faringe das sanguessugas atua como uma potente bomba sugadora enquanto suas glândulas salivares produzem a hirudina, substância que impede a coagulação do sangue emprego na medicina.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO
SISTEMA NERVOSO: