Fotografia
Foram tantos avanços científicos, tanto tempo gasto aprimorando técnicas e meios para que essa mágica captura da vida se tornasse possível e acessível a todos.
Da câmara escura, colódio úmido e gelatinobrometo de prata, pelos filmes em rolos e quartos escuros de revelações. Do preto e branco sem nitidez até o registro fiel das cores do mundo a nossa volta. Do mistério antes das revelações, passando pelas imagens instantâneas das polaróides, até o registro digital incansável e ilimitado que carregamos hoje em nossas mãos.
A simples captura de um momento deu a origem ao cinema, à estudos sobre movimento, auxiliou em registros científicos antes impossíveis e tornou possível, principalmente, o ato de carregar memórias.
A fotografia pode capturar momentos e agir como registro da história. Pode agir como registro de críticas sociológicas, pode gerar ilusões e fantasias em uma única imagem, pode criar personagens e modelos a serem seguidos... Nem tudo se resume à um pedaço de imagem em um papel.
Portanto, o que os olhos de pessoas inspiradas conseguem perceber, sua visão de mundo e seu ponto de vista único impresso em forma de imagem, se tornam gatilhos de grandes emoções e pensamentos. E é isso o que torna a fotografia não apenas o registro, mas sim a transmissão de algo muito maior do que brilho, contraste e cores.