Fotografia
Aspectos a considerar
Abertura do diafragma:
A sua função mais óbvia é reduzir a quantidade de luz que pode chegar ao plano de imagem de modo a prevenir saturação de um detector ou causar a sobre-exposição de uma película. O diafragma fica localizado na lente e é uma espécie de “olho” formado por inúmeras lâminas que criam um diâmetro de determinado tamanho que controla a entrada de luz no momento do clique. Obviamente, quanto mais aberto do diafragma (maior o diâmetro), mais luz entrará no mecanismo da câmara.
Sensibilidade ISO:
É uma medida que expressa a sensibilidade que o sensor tem à luz.
Em casos de ausência de flash ou de outra fonte de luz, o aumento do ISO pode ajudar também a diminuir o efeito de fotos borradas ou tremidas, já que vai captar mais luz em uma menor quantidade de tempo.
Como em quase tudo na vida, também o ISO alto tem um lado negativo - o ruído.
Ao aumentarmos a sensibilidade do sensor à luz, também estamos a amplificar o ruído elétrico.
Figura 2:Influência do ISO
Velocidade do obturador:
O obturador é uma espécie de cortina dentro da câmara por onde a luz passa e chega até o sensor digital ou ao frame do filme.
Se entrar muita luz, a foto ficará superexposta ou estourada, já se entrar pouca luz a foto ficará subexposta ou escura. Juntamente com o ajuste da abertura, a velocidade é um factor fundamental para controlar a quantidade de luz de uma fotografia.
Se você mantiver a velocidade 1/125 a fotografia ficará superexposta. Assim, para que a fotografia saia correta é preciso compensar o excesso de entrada de luz, com a velocidade mais rápida do obturador para 1/250.